• Karin Heuert Galvão

Você sabe o que é Upskilling & Reskilling?

Muita gente acredita que desenvolvimento profissional tem um caminho bem reto e direto ao ponto. A verdade é que em diferentes fases da vida, pessoal e profissional, a gente precisa analisar o que é mais adequado, ou até mesmo urgente, para aquele determinado momento.

Quando eu comecei a minha carreira como professora, foi tudo muito sem estrutura. Eu havia largado o Direito e tinha resolvido seguir uma vida na Educação. Eu sabia que eu queria ser professora de inglês, mas não sabia o que eu precisava fazer primeiro.


Diversas pessoas me falavam para fazer Letras, mas na época eu não sentia que a faculdade me ajudaria na necessidade urgente que eu tinha, por isso, comecei a procurar outros cursos que me entregariam resultados mais imediatos (Upskilling).


Tracei minha rota em cursos de curta duração, depois CELTA, IHCOLT, participações em eventos de ELT (English Language Teaching), tanto nacionais, quanto internacionais. Mas honestamente, demorou para eu me sentir "segura". Segura no que eu estava fazendo dentro e fora de sala.


Eu sentia a necessidade de ter um mentor ou alguém para me falar para onde ir depois de cada curso ou formação. Tive a oportunidade de ter mentores (mais do que um) na minha carreira, alguns diretamente, outros indiretamente, mas o que me movia era sempre a curiosidade e a sede de aprender e de me desenvolver como profissional. Parecia até um vício. Na verdade, eu precisava da "segurança" de saber que o que eu estava fazendo era "correto".


Isso é comum acontecer no início de carreira, ou até a metade, pois a gente precisa de validação constante de que está fazendo as coisas "direito". Pelo menos, era assim que eu me sentia.


Como dona da minha própria escola, eu também me sentia muito sozinha, pois é sim uma posição muito solitária. Por isso, eu senti a necessidade de procurar cursos fora da área da educação para poder me ajudar na parte de relacionamento com pessoas (clientes internos e externos), bem como com o gerenciamento do meu negócio. (Reskilling) Percebi que seu eu não estivesse segura o suficiente, eu não poderia passar segurança para minha equipe. E assim, fiz cursos de Finanças, Coaching, Gestão de Pessoas, Liderança, etc., apesar destes cursos não serem da área de educação, eles impactaram fortemente minhas práticas de sala de aula, e acredito que hoje sou uma professora de Inglês para Negócios muito mais capacitada e preparada para atender e apoiar meus alunos.


E você, em que fase está?

🇺🇸 🇬🇧 UPSKILLING & RESKILLING


UPSKILLING

  • It’s developing your knowledge in the field you are already inserted in; this way, you can better understand this subject matter.

  • It’s focusing on what’s happening NOW.


RESKILLING

  • It’s learning new skills to position yourself in the market and sometimes even change fields or roles within the same company.

  • It’s focusing on the FUTURE.


So, what have you been working on? Upskilling or Reskilling?